Número 29 | set.out.nov.dez 2020  |  ISSN 2179-1287

Dossiê

Cuidado

EDITORIAL

14.04.2021 | Alexandre Zarias

Imagem: C. Portinari, "Menino com pássaro" (1957)

O dossiê Cuidado nasceu da dor causada pela pandemia de Covid-19 que assola o Brasil. O projeto editorial, que se tornou o vigésimo nono número da Revista Coletiva, foi concebido em dezembro de 2020. Naquele ano, somamos mais de 190 mil vítimas do coronavírus. Agora que a revista vai ao ar, em abril de 2021, passamos das 300 mil vidas perdidas. Neste momento trágico, nos solidarizamos com as pessoas e as famílias afetadas pela doença que mudou o curso de nossa história.

A Coletiva recebeu o filósofo e teólogo Leonardo Boff para um debate sobre o cuidado no contexto da epidemia de Covid-19. Nesta entrevista, ele nos oferece uma visão profunda e esperançosa acerca de nossa relação uns com os outros, em nosso Planeta Terra, o qual denomina de Nossa Casa Comum. 

"Esperançar não é uma atitude que espera que um dia vai tudo melhorar por si mesmo. Esperançar é colocar as ações e as práticas que vão antecipando e criando ativamente a esperança. Ela se torna fruto do dinamismo intrínseco da história, mas muito mais do esforço humano de melhorar nosso mundo e o conjunto das relações." 

Leonardo Boff

Patrimônios vivos e suas artes do cuidar em Pernambuco

ASSISTA