Casa Brasil IBGE Fundaj fortalece produção e democratização do conhecimento
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Espaço reforça a parceria entre a Fundaj e o IBGE no âmbito da pesquisa acadêmica

A Fundação Joaquim Nabuco tem uma relação de longa data com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há bastante tempo, a Fundaj utiliza os levantamentos estatísticos e pesquisas produzidos pelo IBGE como base para diversos estudos e investigações acadêmicas. Com a criação da Casa Brasil IBGE Fundaj, em março de 2026, essa cooperação ganhou uma nova dimensão por meio de um espaço voltado à difusão de informações, dados e conhecimento para pesquisadores, estudantes e o público em geral.
Localizada na Avenida Dezessete de Agosto, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte, a Casa Brasil IBGE Fundaj está aberta à visitação pública, recebendo grupos interessados em conhecer o acervo e as atividades desenvolvidas no local.
O espaço reúne informações sobre temas historicamente relevantes para a atuação da Fundação Joaquim Nabuco, como cultura, educação e desenvolvimento social. Além disso, conta com um ambiente multimídia, que traduz os dados do IBGE para a era digital através de conteúdos audiovisuais e visualizações digitais, exibindo mapas e conteúdos sobre as operações censitárias do IBGE e colaborando com o diálogo entre as estatísticas e as pesquisas. A proposta é ampliar o acesso aos dados produzidos pelo IBGE e fomentar análises e debates a partir dessas informações.
“Além de sermos usuários dos dados produzidos pelo IBGE, passamos a ter uma proximidade ainda maior com a instituição, fortalecendo uma parceria que já era consolidada”, destaca a pesquisadora da Fundação e coordenadora do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (CECIM) Darcilene Gomes.
A colaboração também é pensada através de uma agenda conjunta de eventos e atividades de divulgação científica. As ações são planejadas pelas duas instituições e buscam aproximar a sociedade dos dados estatísticos, ao mesmo tempo em que promovem reflexões produzidas pelos pesquisadores da Fundaj. “A expectativa para os próximos anos é que essa parceria cresça e dê muitos frutos, para que além da manutenção e expansão das atividades da Casa Brasil, sejam estabelecidas outras atividades a serem realizadas conjuntamente”, afirma a pesquisadora.
A Casa Brasil IBGE Fundaj é um importante espaço de encontro entre produção de dados, pesquisa acadêmica e acesso público à informação. Para mais informações, confira os sites do IBGE e da Fundaj. O agendamento das visitas pode ser realizado por meio do site da iniciativa (https://www.ibge.gov.br/casabrasil/fundaj/apresentacao-fundaj.html), em contato direto com a equipe responsável pelo telefone (81) 3073-6363.




Comentários