top of page

SONORA COLETIVA

30 ANOS DO MANIFESTO ‘CARANGUEJOS COM CÉREBRO’ E O NOVO ÁLBUM DO MUNDO LIVRE S/A SÃO TEMAS DE BATE-PAPO COM FRED ZERO QUATRO NO SONORA COLETIVA

 

O jornalista e músico Fred Zero Quatro, autor do manifesto ‘Caranguejos com Cérebro’ e líder da banda Mundo Livre S/A, é o convidado do próximo Sonora Coletiva, transmitido pelo Canal do multiHlab, no YouTube, dia 10 de fevereiro (quinta), às 19h

 

Há 30 anos, mais pessoas tomavam conhecimento de uma cena cultural, com ênfase na música, que já rolava há algum tempo no Recife. Isso aconteceu quando foi publicado, num jornal local, o release-manifesto feito para apresentá-la à imprensa, mas sobretudo aos recifenses e pernambucanos, ligados ou não à cultura local. O texto falava de certa Manguetown e sua biodiversidade, de mangueboys e manguegirls, de Josué de Castro... E, claro, da antena parabólica fincada no mangue, símbolo da nova cena que começava a desentupir as veias da cidade com novas ideias e atitudes.

 

Dois anos depois, o release-manifesto ganhou outra dimensão quando apareceu encartado no álbum ‘Da Lama ao Caos’, da banda Chico Science & Nação Zumbi. Aclamado nacionalmente, o seminal álbum da CS&NZ antecedeu, por pouco meses, o não menos importante e emblemático ‘Samba Esquema Noise” da banda Mundo Livre S/A, liderada pelo autor do release-manifesto, o jornalista e músico Fred Zero Quatro, tendo como ‘cúmplice’ o também jornalista Renato Lins, ou melhor, Renato L., que logo seria chamado de ‘ministro da informação da Manguetown’.

 

Passadas três décadas do release-manifesto, a banda Mundo Livre S/A acaba de lançar novo álbum totalmente antenado com o momento político e cultural do país. Isso tem colocado novamente a banda no centro das atenções da mídia nacional, não só por sua original musicalidade, mas igualmente pela crítica social e política contida nas letras e nas atitudes de seus integrantes. O álbum mostra que os caranguejos com cérebros continuam pensando e estão cada vez mais antenados com o que acontece não só no Recife, mas no país.

 

Os 30 anos do manifesto e o lançamento do álbum ‘Walking Dead Folia (Sorria, Você Teve Alta!)’ serão alguns dos temas do bate-papo com Fred Zero Quatro, que contará com a participação especial de Renato L. A primeira edição de 2022 do Sonora Coletiva será transmitida pelo Canal do multiHlab, no YouTube, no dia 10 de fevereiro, às 19h. O Sonora Coletiva é uma atividade da Revista Coletiva, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e é apresentado por um de seus editores, o pesquisador Túlio Velho Barreto.

 

SAIBA MAIS

 

SONORA COLETIVA é o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica COLETIVA, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos e artigos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o ProfSocio, o Canal multiHlab e a Villa Digital, envolvendo ainda as diversas diretorias da Fundaj.

 

SERVIÇO

 

LIVE – O QUE PENSAM HOJE OS ‘CARANGUEJOS COM CÉREBROS’

 

SONORA COLETIVA conversa com FRED ZERO QUATRO

Jornalista, músico, compositor e cantor da banda MUNDO LIVRE S/A

10 FEVEREIRO (quinta-feira) - 19h - Canal multiHlab no YouTube

Participação especial do jornalista e DJ RENATO L.

Apresentação do pesquisador TÚLIO VELHO BARRETO (Fundaj)

 Inscreva-se no  Canal multiHlab e assista a mais episódios relacionados à música popular brasileira. 

bottom of page