top of page

SONORA COLETIVA

OUTROS E TANTOS BRASIS - LUIZ ANTONIO SIMAS BATE UM PAPO NO SONORA COLETIVA

O historiador, escritor, poeta e compositor Luiz Antonio Simas é o convidado do Sonora Coletiva, transmitido pelo canal do multiHlab, no YouTube, dia 29 (quinta), às 19h.  

 

“Professor, escritor, poeta e compositor. Vivo das aulas que dou e dos livros que escrevo. Prêmio Jabuti de Livro de Não Ficção do ano, em 2016”. Assim, Simas se apresenta nas redes sociais. Mas esse carioca e professor de História do Ensino Médio, com mestrado pela UFRJ, é e faz muito mais que tudo isso. Nos últimos 30 anos, por exemplo, tem se dedicado a compreender e explicar que não existe apenas um Brasil, mas muitos Brasis.  

 

Para enfrentar tamanho desafio, já escreveu mais de 20 livros sobre os Brasis e as pessoas que frequentam as ruas, não o país dos bacharéis de gabinetes; o país do futebol, mas do futebol que teima em não abandonar as gerais e as várzeas; o país das religiões de matrizes africanas que, atacadas, resistem; o país dos botequins com suas personagens reais; o país dos pretos e pretas que mantêm vivo o samba carioca. Enfim, das pessoas que fazem a nossa ‘cultura popular’.  

 

Autor dos clássicos ‘Dicionário da História Social do Samba’, escrito com o historiador e sambista Nei Lopes, e ‘O Corpo Encantado das Ruas’, Simas estará no Sonora Coletiva (29/9; 19h) para um bate-papo sobre o seu trabalho. O episódio será transmitido ao vivo pelo Canal multiHlab no YouTube.

 

O Sonora Coletiva é uma ação da Revista Coletiva, vinculada à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e é apresentado pelo pesquisador Túlio Velho Barreto.  

 

SAIBA MAIS  

 

SONORA COLETIVA é uma ação da revista eletrônica de divulgação científica COLETIVA, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos e artigos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o ProfSocio, o Canal multiHlab e a Villa Digital, envolvendo diversas diretorias da Fundaj.

bottom of page