top of page

Seminário na Fundaj discute os desafios do trabalho contemporâneo

Evento é gratuito e acontece nestas quinta e sexta-feiras, no campus do Derby



O sociólogo Ricardo Antunes, da Unicamp, é um dos palestrantes do seminário. Foto: Antônio Scarpinetti/ Jornal da Unicamp


Nos dias 5 e 6 de setembro, a Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, sedia o I Seminário Mundos do Trabalho: da precarização laboral ao adoecimento mental. O evento, gratuito e com emissão de certificado, é uma iniciativa do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Fundaj, em conjunto com os grupos de pesquisa Labor (UFRPE) e Gesto (UFPE).


O seminário reunirá pesquisadores, sindicalistas e o público em geral para discutir os desafios do mundo do trabalho contemporâneo, com foco nas relações entre saúde mental e novas formas de organização laboral, como a uberização.

Abertura com Ricardo Antunes

A mesa de abertura, marcada para às 14h do dia 5(quinta-feira), terá como tema “Subordinação, Uberização e Desantropomorfização do Trabalho” e contará com a presença do professor Ricardo Antunes, da Unicamp, um dos mais respeitados estudiosos do tema no Brasil. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Vanessa Fonseca Patriota, também participa do debate.

Lançamento de livro e debate sobre o setor bancário

Ainda nesta quinta-feira, às 17h30, acontece o lançamento do livro "Subordinação (mal) Camuflada: a dominação capitalista no trabalho em plataformas digitais", de Vanessa Patriota da Fonseca.

Já na sexta-feira (06), o seminário aborda a temática "O trabalho dos bancários: repercussões na saúde mental”, com a participação de pesquisadores e sindicalistas da área.

Em busca de um trabalho mais humano

Encerrando o evento, a mesa redonda “Além do Sofrimento: o Lugar do Humano no Mundo do Trabalho” discutirá alternativas para um futuro em que o trabalho possa ser fonte de prazer e significado, reunindo professores da UFPE.

Serviço:

I Seminário Mundos do Trabalho: da precarização laboral ao adoecimento mental

Data: 5 e 6 de setembro

Local: Campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)


Confira a programação completa do seminário:


Quinta-feira (05)

14h - Mesa de abertura: Subordinação, Uberização e Desantropomorfização do Trabalho. Com coordenação da pesquisadora da Fundaj Darcilene Gomes e participação do professor e pesquisador Ricardo Antunes (Unicamp) e da procuradora do MPT Vanessa Patriota da Fonseca.

Na sala Aloísio Magalhães

17h30 - Lançamento do livro Subordinação (mal) Camuflada: a dominação capitalista no trabalho em plataformas digitais, de Vanessa Patriota da Fonseca. Participações: prof. Ricardo Antunes (Unicamp), prof Carlo Cosentino (UFPE) e a juíza Maria Odete Freire de Araújo, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Na sala de leitura Nilo Pereira


Sexta-feira (06)

9h às 12h - O trabalho dos bancários: repercussões na saúde mental

Mesa-redonda com Ingrid Barbosa (UFRPE/Labor), Maurício Sardá (UFRPE/Labor), Mylena de Paula (UFRPE/Labor) e os representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco Alan Patrício Menezes Silva e Maria Bethânia Montarroyos Vasconcelos.

Na sala Aloísio Magalhães


14h às 17h - Além do Sofrimento: o Lugar do Humano no Mundo do Trabalho

Mesa-redonda com Kaliani Rocha (UFPE), Gabriel Peters (UFPE) e Sidartha Sória (UFPE/Gesto)

Na sala Aloísio Magalhães

Comments


bottom of page