Saiba Mais 

No tempo das Catástrofes, Isabelle Stengers 
 

Neste livro, a filósofa Isabelle Stengers rompe com as discussões atuais da relação humanidade e natureza. A filósofa salienta que os recursos da Terra são esgotáveis, e que diante das atuais mudanças e desastres climáticos,  a postura da impotência humana e a negligência governamental devem mudar. Assim, ainda ressalta o papel do indivíduo e da importância do resgate da relação de cada um com a terra como um ser vivente.


A queda do Céu, Davi Kopenawa e Bruce Albert
 

O relato do xamã Yanomami contado ao etnólogo, Bruce Albert - em sua convivência de mais de 30 anos, resultou neste livro que é um testemunho autobiográfico, manifesto xamânico, libelo contra a destruição da floresta amazônica e uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

 

Há mundo por vir?, Deborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro

A filósofa Deborah Danowski e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, relacionam os modos pelos quais as culturas humanas têm imaginado a desarticulação dos quadros espaciotemporais da história, “o fim do mundo”, partindo de registros etnográficos e de  consensos científicos a respeito das transformações em curso dos aspectos termodinâmicos do planeta.

ideais-para-adiar-o-fim-do-mundo.jpg

Ideias para adiar o fim do Mundo, Ailton Krenak
 

Nesta obra, a liderança indígena Ailton Krenak defende que somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.

Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro, Eliane Brum

A premiada jornalista Eliane Brum, neste livro, analisa temas centrais para a compreensão das duas primeiras décadas deste século, como o crescimento dos evangélicos, o racismo estrutural, a violência que mata os mais pobres, os novos feminismos, a desmemória e o autoritarismo que nos espreita há mais tempo do que admitimos. E interpreta o Brasil a partir da violação da floresta por governos tanto de esquerda quanto de direita.

Os senhores do clima, Tim Flannery
 

Neste livro, Tim Flannery, notório cientista australiano, desafia as previsões mais pessimistas e diz: há muito ainda a ser feito para salvar o mundo

A terra inabitável: Uma história do futuro, David Wallace-Wells

Trilogia Maddaddam, Margareth Atwood
 

Nesta projeção do nosso futuro próximo, David Wallace-Wells joga luz sobre os problemas climáticos que nos aguardam, e fala de mudanças políticas e culturais que afetarão o mundo ainda neste século ― uma mudança radical na forma como entendemos a vida. A terra inabitável é uma história da devastação que trouxemos a nós mesmos, e também um chamado à ação.

A trilogia, que consiste nos livros Oryx and CrakeThe Year of the Flood e MaddAddam, conta uma história angustiante e inspiradora sobre uma pandemia global e o fim da humanidade, seguindo um pequeno grupo de sobreviventes que tem a responsabilidade de pastorear uma nova raça para herdar o mundo.

A Parábola do Semeador, Octavia Butler

Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde tudo e se aventura por um Estados Unidos dominado pela violência e pelo terror.Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma surpreendente visão do destino humano... e ao nascimento de uma nova fé.

Não verás país nenhum, Ignácio de Loyola Brandão
 

Neste romance brasileiro, narrado pelo personagem Souza, professor de História afastado de suas funções devido à lei de segurança, retrata um futuro não determinado em que as calamidades estão cada vez mais presentes.

First Reformed, 2017

dirigido por Paul Schrader

O ex-capelão militar Toller sofre pela perda do filho que ele encorajou a se alistar nas forças armadas. Um outro desafio começa quando faz amizade com a jovem paroquiana Mary e o marido dela, que é um ambientalista radical. Toller logo descobre segredos nebulosos de sua igreja com relação a empresas inescrupulosas.

Recife Frio, 2009

dirigido por Kleber Mendonça Filho

Um meteorito cai sobre Recife e a cidade torna-se fria, com baixas temperaturas. A região sofre com os efeitos deste acontecimento sobrenatural, e deixa de ser tropical para incluir até pinguins em sua fauna.

Bacurau, 2019

dirigido por Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles

Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo de estranho na região, enquanto estrangeiros chegam à cidade, carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer. Os habitantes de Bacurau defendem coletivamente seu território.

Nausicaä of the Valley of the Wind, 1984

dirigido por Hayao Miyazaki

No futuro, depois da Terra ser varrida pela Guerra do Sete Dias de Fogo, a princesa Nausicaä tenta de todas as formas impedir que duas nações entrem em guerra e se destruam em um planeta agonizante.

Quentura, 2018

dirigido por Mari Corrêa

“É um tempo muito diferente, que nem os espíritos estão conseguindo entender”.


De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas da Amazônia nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos ao mesmo tempo em que observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida.

 Beasts of the Southern Wild, 2012

dirigido por Benh Zeitlin

Uma menina pobre de seis anos de idade, que vive no sul dos Estados Unidos, narra a vida difícil que leva com o seu pai, um homem temperamental com a saúde debilitada. Ela enfrenta desde tempestades ameaçadoras a monstros lendários.

andorinhas.jpg

Para onde foram as andorinhas?, 2015

dirigido por Mari Corrêa

O clima está mudando, o calor aumentando. ... Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer.

Snow Piercer, 2013

dirigido por Bong Joon-ho

Os únicos sobreviventes de uma fracassada tentativa de conter o aquecimento global são obrigados a viver em um trem separados em vagões que determinam sua condição social.

Behemoth, 2015

dirigido por Zhao Liang

Neste documentário chinês são apresentados os efeitos ambientais, sociológicos e de saúde pública da mineração de carvão na China e na Mongólia Interior, referenciando vagamente a Divina Comédia de Dante Alighieri.

The Day after Tomorrow, 2004

dirigido por Roland Emmerich

Após o climatologista Jack Hall ser totalmente ignorado pelos funcionários da ONU ao apresentar suas preocupações ambientais, sua pesquisa torna-se verdadeira quando uma enorme tempestade se desenvolve, dando início a calamidades naturais catastróficas em todo o mundo.

Roda Viva com Carlos Nobre, 2019

roda.vida-carlos.nobre.jpg

Nesta edição, um dos maiores especialistas do meio ambiente do país discute sobre fontes de energias limpas, preservação da Amazônia entre outros temas fundamentais da sustentabilidade.

APOIO
LABJOR/UNICAMP
REALIZAÇÃO
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO