Livro dos Abraços - Eduardo Galeano

Tratar a memória como coisa viva, bicho inquieto - assim faz Eduardo Galeano quando escreve. Sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. Quando escreve, ele mostra que a história pode - e deve - ser contada a partir de pequenos momentos, aqueles que sacodem a alma da gente sem a grandiloquência dos heroísmos de gelo, mas com a grandeza da vida. Assim é este 'Livro dos Abraços'.
 

Desinformação – Intervozes

Nos últimos anos, a expressão fake news se popularizou mundialmente e o seu impacto na política e na vida social passou a mobilizar esforços em diversos países, incluindo o Brasil. No intuito de trazer mais elementos para essa discussão, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançou nessa terça (20) a cartilha Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news.
 


Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa – Venício Lima
 

Este livro do investiga exatamente essa questão. Baseado em 23 artigos que abordam aspectos diferentes da relação liberdade de expressão x liberdade de imprensa, o livro tem cinco capítulos que foram organizados em torno de subtemas específicos . 

 

Mídia, Poder e Contrapoder – Dênis de Moraes, Pascual Serrano e Ignacio Ramonet

Dênis de Moraes, Ignacio Ramonet e Pascual Serrano assinam a seis mãos os ensaios que integram o livro Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação, a ser lançado pela Boitempo Editorial.
 

O Ciclo do Silêncio – Impunidade em Homicídios de Comunicadores – Artigo 19

Publicação que trata de 22 casos de homicídios de comunicadores ocorridos entre 2012 e 2016 no Brasil e cujos desdobramentos são monitorados pela ARTIGO 19.
 

 

Violações de Direitos na Mídia Brasileira – Guia de monitoramento volumes I, II, III e IV – Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)

 

O guia é decorrente de forte demanda do movimento social brasileiro, provocada pela proliferação de narrativas midiáticas que violam direitos elementares, previstos em lei.
 

A ficção reúne atores e não-atores para contar a história de refugiados e um grupo de sem-tetos que residem em um antigo edifício abandonado no centro de São Paulo. O direito à moradia e questões de imigração são problemáticas apresentadas no longa.

O quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos e nos expressarmos? Quem governa a rede? Temos privacidade? Essas e outras questões são debatidas por especialistas e ativistas.
 

A BBC World News lançou em janeiro para o público mundial e do Reino Unido o documentário “Brasil em Transe”, em três capítulos, com cerca de 23 minutos cada, expondo os principais acontecimentos do conturbado período de 2013 a 2018, que mudou a história do país.

Vídeo sobre direito à comunicação produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung retrata a concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.
 

Levante é um documentário que mostra como as novas tecnologias se traduzem nas mais poderosas ferramentas de expansão da comunicação e transformação da realidade social.

Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o documentário faz um questionamento a respeito do discurso das autoridades financeiras de que não podemos gastar mais do que arrecadamos.

planeta fome.png

intervozes.org.br/

APOIO
LABJOR/UNICAMP
REALIZAÇÃO
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO