top of page

Saiba Mais 

Para ler 

E Proibido Comer A Grama Capa comum – janeiro 2006 Edição Português  por Wander Piroli  (Autor)

images.jpeg

“As duas dezenas de histórias que compõem este inédito e póstumo É proibido comer a grama apenas abrem a coleção Escritos da Noite, da Editora Leitura, que, atualmente, tem o direito de alguns inéditos do autor, bem como o direito de reedição de outras obras suas. Morto em 2006 aos 75 anos de idade, Piroli não passa cosméticos nem na cidade que ele narra, nem nos homens e nas mulheres que vêm habitar os seus contos. Seus personagens, por exemplo, se situam sempre ao nível do chão, nos umbrais de um conflito, de uma querela, de um momento extremo até mesmo agônico. E é aí, trabalhando nessa região de sombra das tragédias, misérias e grandezas da existência cotidiana, que o escritor, com a sua arte concisa e exata, nos prende, nos desconcerta e nos comove.”

NA ESCURIDÃO SOMOS TODOS IGUAIS

Wander Shirukaya

Na escuridao somos todos iguais_Site-760x1024x3.jpg

 

“Esta obra foi a segunda colocada no 6º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, antigo Prêmio Pernambuco de Literatura, representando a Zona da Mata. O romance de Wander Shirukaya se passa num cenário futurista, tecnológico, onde as mulheres têm a supremacia política, ao mesmo tempo que ainda precisam lutar contra velhos preconceitos comportamentais e afirmar sua sexualidade.”

Glitter (Autor): Bruno Ribeiro

images (1).jpeg

“Fazia bastante tempo que eu procurava um romance vigoroso e radical sobre a frivolidade que alguns setores da cultura contemporânea se tornaram. Glitter mostra com sarcasmo e força narrativa como o tal “mundo da moda” se aproxima da morte. É um livro sobre pessoas que acham que vão entrar para a história, mas estão apenas abreviando seu desfile rumo ao cemitério."

79535099-1154-4c49-a951-9037bba20e02.jpg
newton-albuquerque.jpg
corpos_em_aliança.jpg

 A Escolha Errada  de Newton Albuquerque 

O escritor Newton Albuquerque traz o livro “A Escolha Errada”, texto autobiográfico, escrito quando ainda estava interno na penitenciária de Alcaçuz. Narrativa, inclusive, de fatos do levante trágico e da chacina de 2017, que vivenciou com Carlos Romeu, no interior daquele presídio. Mais do que um relato de histórias reais, o livro representa uma inspiradora reinvenção da própria vida do autor.

download (16).jpeg

Meio Estreito - Roberto Menezes

Roberto Menezes é paraibano de Tibiri. Doutor em Física e professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem sete livros de literatura publicados, entre eles Trago Comigo Todas as Dores dos Homens (2019), Julho é um Bom Mês pra Morrer (2015) e Conversa de Jardim (2018), em coautoria com Maria Valéria Rezende. Com o livro Palavras que Devoram Lágrimas, venceu o Prêmio Prêmio José Lins do Rego da Fundação Funesc do Governo do Estado da Paraíba. Membro do Clube do Conto da Paraíba desde 2007.

A pequena prisão de Igor Mendes

"A Pequena Prisão é talvez o mais importante livro brasileiro de criminologia dos últimos tempos. Tudo o que tentamos descrever como o sistema penitenciário brasileiro aparece aqui como uma verdade encarnada nos corpos dos seres humanos com que Igor conviveu em Bangu. Sabemos que o pequeno espaço de uma cela na periferia condensa toda a história da prisão, essa invenção do capitalismo industrial que tem no capitalismo vídeo-financeiro contemporâneo o seu esplendor."

Para Assistir

O Assalto ao Trem Pagador (1962) de Roberto Farias. Roteiro: Roberto Farias. Produção: Herbert Richers.

download (24).jpeg

Baseado no famoso assalto ao trem de pagamentos do Banco do Brasil que ocorreu em 1960, no Rio de Janeiro. Um grupo de bandidos liderada pelo temível Tião Medonho organiza e executa um roubo do trem (comboio) de pagamentos. No início a polícia suspeita de uma quadrilha de bandidos internacionais, ao mesmo tempo, os assaltantes voltam ao cotidiano da pobreza brasileira e acontecem novos desdobramentos. 

download (21).jpeg

Bicho de sete cabeças (2001) de Laís Bodanzky. Roteiro: Luís Bolognesi. Produção: Maria Ionescu e Fabiano Gullane.

Baseado no livro auto-biográfico Cantos dos Malditos de Austregésilo Carrano Bueno. Um jovem é descoberto pelas pais com um cigarro de maconha e tomam uma atitude drástica: a internação do filho numa instituição psiquiátrica, onde terá que se sujeitar a um sistema que autoritário e ineficaz, que destrói os que ali entram.

Notícias de uma Guerra Particular (1999) de João Moreira Salles e Kátia Lund.

download (22).jpeg

É um documentário que mostra a vida da comunidade do Morro Dona Marta, Botafogo, RJ. Coloca em debate as consequências da política de guerra às drogas e o resultado da repressão ao tráfico no morro. O documentário dá voz aos principais atores sociais envolvidos nessa guerra, os jovens traficantes, a comunidade e os policiais. Como em toda guerra, o que vemos é a alta mortalidade de jovens, policiais e o sofrimento da comunidade. 

download (20).jpeg

Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

download (19).jpeg


 

“O filme retrata os momentos que antecederam a uma violenta onda de ataques que assolou o estado de São Paulo no mês de maio de 2006. Os ataques foram destinados a  delegacias de polícia, viaturas e bases da polícia militar e da guarda civil metropolitana e teve grande repercussão na imprensa nacional.

download (18).jpeg


 

O filme narra a história de Raimundo Nonato na cidade, onde buscava uma vida melhor. A narrativa alterna momentos em que Raimundo está na cadeia com sua história na cidade, onde começou trabalhando como faxineiro em um bar, até se descobrir um excelente cozinheiro. A trama é recheada de fina ironia e revela relações que vão para além do bem e do mal.

Data de lançamento: 11 de abril de 2008 (Brasil)

Diretor: Marcos Jorge

Para ouvir

Rodrigo Ogi - Virou Canção (Video Clipe Oficial)
04:09
DIARIO DE UM DETENTO RACIONAIS MC Clipe OFIICIAL
09:17
6 . Djonga -  Ladrão
04:33
Criado Mudou - BaianaSystem
02:59
Bixarte   CAMPO DE BATALHA
02:26
Amém Ore - Family Friendly (Prod. MaxBeatz) (CLIPE)
03:35
bottom of page