top of page

Número 30 | jan.fev.mar.abri 2021|ISSN 2179-1287

Dossiê

Segurança pública em tempos de COVID-19

12.08| Cláudio Roberto de Jesus

ARTIGOS

WhatsApp Image 2021-08-04 at 16.16.43.jpeg

Imagem: Colagem de obras de domínio publico e de pichações anônimas
Edição: Marcelo Uchoa Wanderley

Os problemas relacionados à segurança pública no Brasil ganharam grande visibilidade nos diversos meios de comunicação nas últimas décadas, especialmente agora no contexto do novo coronavírus. No entanto, o debate é escasso. Por um lado, acredita-se que os problemas da violência urbana estão relacionados à nossa histórica e brutal desigualdade social. Pressupõem-se assim, que as mudanças estruturais e a redução das desigualdades levariam a uma gradual redução das violências.

Gabriel Feltran

foto gabriel site cem1.jpg

"[...]Houve uma ampliação muito grande da letalidade policial durante a pandemia. Mesmo que as taxas de criminalidade estivessem baixando. E como todos os mercados caíram, os mercados criminais também caíram um pouco, nesse ano de pandemia. Em alguns casos caíram mais e outros menos."

O entrevistado da Coletiva é o professor Gabriel Feltran, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Carlos e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Possui uma grande experiência em pesquisas sobre violência e desigualdades, especialmente nas periferias pobres.

bottom of page