top of page

Saiba Mais 

Para ler: 

livroooo.jpg

O Brasil dos imigrantes - Lucia Lippi Oliveira

O livro traz um pequeno histórico das migrações internacionais para o Brasil. Aborda, especificamente, a relação entre a cultura brasileira e a cultura dos imigrantes que para cá vieram entre o final do século XIX e início do XX, apontando o que os recém-chegados transformaram e o que assimilaram da cultura nacional.

todo dia.jpg

Todo Dia - Terézia Mora

Conta a história de um refugiado dos Balcãs na Europa e tem sido considerado muito interessante para refletir a partir de uma perspectiva subjetiva] sobre a experiência migratória, especialmente a do refúgio. 

refeugio.jfif

Publicação do IPEA sobre o perfil dos refugiados e solicitantes de refúgio no país. O livro analisa 4.150 concessões de refúgio acolhidas pelo governo brasileiro no período.

Para Assistir: 

boner.jpg

Braços Abertos, Portas Fechadas - Fernanda Polacow e Juliana Borges,2012.

 

O documentário retrata a vida de Badharó, imigrante angolano que escolheu o Brasil como refúgio a guerra civil que o seu país enfrentava. Morador da favela da Maré no Rio de Janeiro, lar de grande parte dos angolanos na cidade, é através do seu rap que  se expressa contra o racismo que sente na pele diariamente.  
 

Boliviano.jpg
janelas para o mundo.jpg

O documentário aborda a experiência de Choco,  jovem boliviano na cidade de São Paulo.  É possível perceber através de sua fala  alguns dos problemas enfrentados pelos bolivianos que decidem migrar para o Brasil. Também podemos perceber alguns traços culturais que eles preservam de seu país de origem.
 

Janelas para o mundo retrata de forma poética a presença  dos imigrantes no comércio da Saara, Rio de Janeiro. Local de convívio de pessoas de diversas partes do mundo.  

print.png

Coletânea de artigos com debates teóricos e metodológicos sobre o estudo das migrações internacionais no contexto contemporâneo a partir de pesquisas desenvolvidas no estado de São Paulo.

por_um_punhado_de_dólares_.jpg

Por um punhado de dólares,  os novos emigrados - Leonardo Dourado, 2017  

O documentário traz os novos emigrados como os que saem do seu país de origem em busca de melhores condições de vida. O filme nos possibilita acompanhar o drama familiar de três pessoas que precisaram separar-se de suas famílias para os auxiliar financeiramente.

Para ouvir: 

banda Mazeej.jfif

Banda de música árabe, formada por imigrantes e refugiados dos países árabes que atualmente moram em São Paulo. 

banda os escolhidos.jpg

Os Escolhidos banda formada em São Paulo por refugiados congoleses e angolanos em 2014.

surprise 69.jfif

Banda haitiana formada no final dos anos 1990, cujo destino foi completamente transformado devido ao terremoto de 2010, quando seus integrantes foram obrigados a migrar. Recentemente, a banda voltou a atuar no Equador e, depois, Brasil, com nova formação.

orquestra.jpg

A orquestra é composta por imigrantes e refugiados de vários lugares do mundo. 

Na internet 

migramundo.png

Site de notícias  sobre as migrações internacionais.  
 

o estrangeiro.jpg

Site organizado por pesquisadores da área de comunicação da UFRJ com notícias, novidades, matérias, publicações,  análises,  sobre a questão migratória no país e no mundo.  
 

site-imigracao-capa.png

Site com plataforma interativa sobre a história das migrações internacionais no Brasil a partir das publicações da imprensa.

 

abrigo.jpg

Reportagem sobre os imigrantes no Brasil, publicada em parceria com o Repórter Brasil, com uma compilação de dados e documentos sobre o tema, bem como reportagens sobre Rio Branco, Brasiléia, São Paulo, Brasília e Chapecó.

logoadrianinca.jpg

Blog do artista plástico peruano, Adrian Illave, radicado no Brasil, influente na decoração de bares e galerias peruanas no país.

download.jfif

O site aborda questões relativas ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas no país. Embora não seja diretamente voltado às questões migratórias, traz matérias e notícias sobre suas interfaces com a questão principal do site.

oim.jpg

Página da Agência das Nações Unidas no Brasil, atualizada constantemente com notícias sobre o tema.

1234136_873601819330417_8731641007486880

Página no facebook com publicações de migrantes haitianos radicados no Brasil.

35481887_454936241598504_113915961334667

Site da Agência da Onu para Refugiados, além das notícias disponibiliza uma série de publicações sobre o assunto.

zolo.jpg

Zola Star: músico africano cria rede de imigrantes no Brasil
 

bottom of page