Para ler: 

O Brasil dos imigrantes - Lucia Lippi Oliveira

O livro traz um pequeno histórico das migrações internacionais para o Brasil. Aborda, especificamente, a relação entre a cultura brasileira e a cultura dos imigrantes que para cá vieram entre o final do século XIX e início do XX, apontando o que os recém-chegados transformaram e o que assimilaram da cultura nacional.

Todo Dia - Terézia Mora

Conta a história de um refugiado dos Balcãs na Europa e tem sido considerado muito interessante para refletir a partir de uma perspectiva subjetiva] sobre a experiência migratória, especialmente a do refúgio. 

Publicação do IPEA sobre o perfil dos refugiados e solicitantes de refúgio no país. O livro analisa 4.150 concessões de refúgio acolhidas pelo governo brasileiro no período.

Coletânea de artigos com debates teóricos e metodológicos sobre o estudo das migrações internacionais no contexto contemporâneo a partir de pesquisas desenvolvidas no estado de São Paulo.

Para Assistir: 

Braços Abertos, Portas Fechadas - Fernanda Polacow e Juliana Borges,2012.

 

O documentário retrata a vida de Badharó, imigrante angolano que escolheu o Brasil como refúgio a guerra civil que o seu país enfrentava. Morador da favela da Maré no Rio de Janeiro, lar de grande parte dos angolanos na cidade, é através do seu rap que  se expressa contra o racismo que sente na pele diariamente.  
 

O documentário aborda a experiência de Choco,  jovem boliviano na cidade de São Paulo.  É possível perceber através de sua fala  alguns dos problemas enfrentados pelos bolivianos que decidem migrar para o Brasil. Também podemos perceber alguns traços culturais que eles preservam de seu país de origem.
 

Janelas para o mundo retrata de forma poética a presença  dos imigrantes no comércio da Saara, Rio de Janeiro. Local de convívio de pessoas de diversas partes do mundo.  

Por um punhado de dólares,  os novos emigrados - Leonardo Dourado, 2017  

O documentário traz os novos emigrados como os que saem do seu país de origem em busca de melhores condições de vida. O filme nos possibilita acompanhar o drama familiar de três pessoas que precisaram separar-se de suas famílias para os auxiliar financeiramente.

Banda de música árabe, formada por imigrantes e refugiados dos países árabes que atualmente moram em São Paulo. 

Banda haitiana formada no final dos anos 1990, cujo destino foi completamente transformado devido ao terremoto de 2010, quando seus integrantes foram obrigados a migrar. Recentemente, a banda voltou a atuar no Equador e, depois, Brasil, com nova formação.

Os Escolhidos banda formada em São Paulo por refugiados congoleses e angolanos em 2014.

A orquestra é composta por imigrantes e refugiados de vários lugares do mundo. 

migramundo.png

Site de notícias  sobre as migrações internacionais.  
 

site-imigracao-capa.png

Site com plataforma interativa sobre a história das migrações internacionais no Brasil a partir das publicações da imprensa.

 

logoadrianinca.jpg

Blog do artista plástico peruano, Adrian Illave, radicado no Brasil, influente na decoração de bares e galerias peruanas no país.

oim.jpg

Página da Agência das Nações Unidas no Brasil, atualizada constantemente com notícias sobre o tema.

35481887_454936241598504_113915961334667

Site da Agência da Onu para Refugiados, além das notícias disponibiliza uma série de publicações sobre o assunto.

o estrangeiro.jpg

Site organizado por pesquisadores da área de comunicação da UFRJ com notícias, novidades, matérias, publicações,  análises,  sobre a questão migratória no país e no mundo.  
 

abrigo.jpg

Reportagem sobre os imigrantes no Brasil, publicada em parceria com o Repórter Brasil, com uma compilação de dados e documentos sobre o tema, bem como reportagens sobre Rio Branco, Brasiléia, São Paulo, Brasília e Chapecó.

download.jfif

O site aborda questões relativas ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas no país. Embora não seja diretamente voltado às questões migratórias, traz matérias e notícias sobre suas interfaces com a questão principal do site.

1234136_873601819330417_8731641007486880

Página no facebook com publicações de migrantes haitianos radicados no Brasil.

zolo.jpg

Zola Star: músico africano cria rede de imigrantes no Brasil
 

APOIO
LABJOR/UNICAMP
REALIZAÇÃO
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO