top of page

Saiba Mais  

Âncora 1

Para ler 

reporter_brasil.png

Oito comunidades tradicionais do norte ao sul do Brasil  que antes se utilizavam da invisibilidade para manter seu bioma e modos de vida preservados são retratados nessa reportagem. São elas: Camponeses da Serra do Centro, Apanhadores de flores, Pescadores e vazanteiros do Norte de Minas, Quebradeiras de coco babaçu, Faxinalenses do Paraná, Caiçara de Paraty, Ribeirinhos de Montanha e Mangabal, retireiros do Araguaia, Geraizeiros do Vale das Cancelas, Fundo e fecho de pasto da Bahia.

sbpc_povostradicionais.png

Mais de 200 pesquisadores se debruçam para compreender se há uma relação entre as comunidades tradicionais e a preservação de seu ecossistema.

Protocolo comunitário de consulta prévia, livre, informado, de consentimento e veto (2022) | Comunidade Tradicional Carroceira de Belo Horizonte e Região Metropolitana

carroceira_comunidade.png

A “cidade é nossa roça” é a campanha pela visibilização e inserção dos carroceiros como comunidade tradicional. Há a defesa de um modo de vida específico pelo qual resiste à modernização e a lógica colonizante da vida urbana.

cover_issue_1300_pt_BR.jpg

O dossiê retrata identidades territoriais como a comunidade das apanhadoras de flores sempre vivas, saberes ancestrais de comunidades quilombolas até os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho e os impactos às comunidades tradicionais da região mineira.

Vôo das abelhas da Terra (2020) | Ana Mumbuca (autoria)

Pensando a alimentação, a fome e a agroecologia desde o feminismo (2021) | Coletivo Nacional de Gênero do Movimento dos Pequenos Agricultores (Cartilha)

mumbuca.png

A autora relata com um olhar contra-colonialista o enfrentamento de comunidades quilombolas nos tempos de guerra a partir do aquilombar-se, sobretudo, na crise pandêmica.

coletiva_agroecologia.png

A cartilha tem como propósito entender o processo agroecológico por um viés feminista, incluindo as mulheres em planos de soberania alimentar, especialmente as camponesas envolvidas no processo de produção de alimentos.

Dossiê A fome que nos atravessa (2022) |  Revista Darcy - Unb | Gisele Pimenta e Vanessa Vieira (editoria)

coletiva_olheparafome.png

O inquérito realizado pela Rede PENSSAN, grupo que realiza pesquisas cidadãs, apresenta dados referentes à segurança alimentar da população brasileira, de acordo com o que foi levantado no período da pandemia da Covid-19. Como forma de enfrentamento à ausência de pesquisas governamentais sobre a situação nutricional do Brasil pandêmico, a rede divulga os dados presentes no inquérito a fim de contribuir para a realização de políticas públicas. 

coletiva_darcy.png

O dossiê A fome que nos atravessa, da revista científica e cultural da Universidade de Brasília Darcy, possui textos e dados sobre fome e insegurança alimentar e divulga projetos da UNB de inclusão produtiva, além da homenagem prestada a Josué de Castro, autoridade política e científica na questão da fome.

Atualizações e debates sobre Segurança Alimentar e Nutricional (2020) | UFV | Dayane de Castro Morais, Naiara Sperandio, Silvia Eloiza Priore (org.)

Josué de Castro - Perfis Parlamentares (2007) | Biblioteca Digital Câmara 

coletiva_seguranca.png

O livro produzido pela Universidade Federal de Viçosa conta com as reflexões e debates acerca do tema da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil, nos Ciclos de Discussões da UFV. A obra é dividida em dez blocos temáticos cujo foco são as discussões envolvendo a SAN, o direito à alimentação e a agroecologia

coletiva_josuecastro.png

Além do seu trabalho como médico, a atividade política de Josué de Castro é uma das suas marcas. Neste livro, o caminho traçado por Castro como parlamentar é analisado, bem como seus pronunciamentos sobre as pautas que defendia

PAA - 10 anos de Aquisição de Alimentos (2013) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

coletiva_nutricao.jpg

O relatório realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) analisa a situação mundial em relação à Segurança Alimentar e Nutrição após os eventos da pandemia de Covid-19. Além disso, são observados também os progressos e retrocessos que as nações sofreram e as prováveis causas que podem estar atreladas a esses processos.

coletiva_paa.jpg

Em comemoração aos 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome produziu esta obra, que conta com diversos artigos que envolvem a aplicação e os resultados obtidos pelo PAA no território nacional ao longo desse período.

corpos_em_aliança.jpg

Maré Bruta (2023) | Documentário Capes, CNPQ, Ministério da Saúde, INCT, PPGSAT/UFBA, IGEO/UFBA

Para assistir
mare_bruta.png

De direção da Avoa filmes, o documentário retrata os impactos na pesca artesanal do derramamento de petróleo em 2019 no território costeiro do Nordeste, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

gerais_encurralado.png

O avanço da monocultura do Pinus e Eucalipto no Território Tradicional Geraizeiro de Vale das Cancelas, norte de Minas Gerais ameaça a preservação do bioma do cerrado e o modo de vida peculiar dessas populações. 

Povos- Territórios, Identidade e tradição (2021) | Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina

saofrancisco_perfil.png

Comunidades de São Gonçalo do Abaeté e de Três Marias buscam reparação pelos estragos causados pela lama de rejeitos da Vale que contaminaram o rio São Francisco e que, por isso, inviabilizam o turismo e a pesca na região.

povos_documentario.png

O Projeto Povos cartografa socialmente trajetórias dos caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Ubatuba, territórios entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Participam também do Observatório a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY) e a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC)

Malunguinho (2020) | Direção Felipe Peres Calheiros

quebradeiras.png

A “Missão Maranhão” retrata os conflitos fundiários e socioambientais nos territórios quilombolas e indígenas dos babaçuais do Maranhão.

maluguinho.png

De Direção de Felipe Peres Calheiros, o documentário retrata a trajetória da liderança do quilombo de Catucá, nos arredores de Recife, Malunguinho , cultuado na Jurema Sagrada , religião de matriz afroindígena do Nordeste brasileiro.

Josué de Castro — profeta de um mundo sem fome (2017)Acervo pessoal da Fundação Joaquim Nabuco

image.png

O vídeo da exposição Josué de Castro — profeta de um mundo sem fome mostra artigos do acervo pessoal de Josué de Castro que estão sob  salvaguarda da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

coletiva_fome.png

A reportagem da Agência Pública retrata o cenário da fome e insegurança alimentar no Brasil com a vida de três mulheres chefes de família, de diferentes pontos da cidade de São Paulo, que vivem em condições de insegurança alimentar moderada e grave.

Garapa (2009) | José Padilha (direção)

coletiva_garapa.jpg

Com direção de José Padilha, o filme retrata a questão da fome a partir de  personagens de três núcleos familiares: as famílias de Rosa, de Robertina e de Lúcia — moradoras do subúrbio de Fortaleza, que buscam a sobrevivência frente à escassez de recursos. 

O Quinze | Filme completo (2004) Menecal Produções | Jurandir Oliveira (direção)

coletiva_oquinze.png

O filme produzido por Jurandir de Oliveira, uma adaptação da obra de Rachel de Queiroz, conta a história de Conceição (Karina Barum), uma professora de Fortaleza que, ao viajar em suas férias para Quixadá, no interior do Ceará, fica face a face com as problemáticas da seca enfrentadas pelos moradores sertanejos: a fome e a escassez de recursos.

Para ouvir
corpos_em_aliança.jpg

Comida que sustenta Ep. 10 (In)segurança alimentar (2023)Sustetarea Explica | Produção USP

COLETIVA_USP.png


 

O podcast do Sustentarea, blog do projeto de extensão da USP, trata da temática da insegurança alimentar: o que é e quando identificar o seu início. A apresentação do programa é de Pamela di Christine, nutricionista pela USP e mestranda em Políticas Públicas pela UNILA

COLETIVA_G1.png

Apresentado por Natuza Nery, o podcast O Assunto trata da retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

A fome tem cor? (2023) | Comida de Verdade | Centro Sabiá

COLETIVA_SABIA.png


 

Entrevistando Sandra Chaves, nutróloga e doutora em Administração Pública pela UFBA, o podcast do Centro Sabiá trata das interseccionalidades da fome, envolvendo dados que apontam que a parcela da população que mais passa fome atualmente no Brasil é negra.

O Brasil na fila do osso (2021) | #248 Ep. | Viracasacas Podcast

coletiva_viracasacas.jpg

A discussão do episódio, com a doutora em História Social pela UFU, Denise De Sordi, gira em torno do fim de ações de proteção social, como o programa Bolsa Família, e as consequências que isso acarretou à população em vulnerabilidade.

Vidas secas (2023) | Graciliano Ramos | Listem Book (audiobook)

coletiva_vidassecas.png

O audiolivro do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, obra que ilustra de forma dura a vida de uma família de retirantes enfrentando a fome e a seca no sertão nordestino do país, bem como os efeitos da falta de recursos.

Quarto de despejo: diário de uma favelada (2022) | Carolina Maria de Jesus | Biblioteca Cidadã (audiobook)

coletiva_despejo.jpg

Audiolivro do livro autobiográfico da escritora, compositora e poetisa Carolina de Jesus.  Na obra, ela compartilha sua vivência enquanto moradora de favela, mãe solo e catadora de papel em São Paulo na década de 60.

corpos_em_aliança.jpg
Para navegar
coletiva_cozinhas.jpg

O site compartilha imagens, matérias e prestação de contas do projeto Cozinhas Solidárias, fundado pelo MTST. Por meio dele, o movimento divulga a contagem de refeições distribuídas e compartilha meios para a colaboração com o projeto.

coletiva_olhe.png

Realizado pela Rede PENSSAN, que realiza pesquisas cidadãs para monitoramento da situação alimentar do brasileiro, o site reúne os dados alarmantes de fome e insegurança alimentar no país e também aponta suas interseccionalidades.

Combate à fome | Memorial da Democracia

coletiva_acao.jpg

O site do movimento Ação da Cidadania mostra a história de criação da iniciativa, imagens das ações realizadas pelo Brasil e um acompanhamento das ações por meio da mídia, com matérias e reportagens.

coletiva_combateafome.jpg

O Memorial da Democracia é um museu virtual criado pelo Instituto Lula com o objetivo de manter presente a memória da luta civil por direitos democráticos. A exposição é dividida em quatro blocos temporais acerca da história do Brasil e seus processos políticos.

coletiva_oae.png

O Observatório da Alimentação Escolar, realizado por diversas organizações da sociedade civil, atua na divulgação de informações sobre o PNAE e amplifica debates sobre o projeto e sobre a Soberania e a Segurança Alimentar no país, especialmente dos estudantes e produtores rurais.

coletiva_ceresan.jpg

O CERESAN é um centro que reúne formandos e pesquisadores de temáticas que envolvem a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e o Direito Humano à Alimentação (DHA). No site, encontram-se os projetos e pesquisas acadêmicas realizadas pelos colaboradores.

coletiva_pensam.jpg

A Rede Penssam é uma organização da sociedade civil que realiza pesquisas cidadãs, e suas ações contribuem para a autonomia e os meios para auxiliar a sociedade na redução de desigualdades.

coletiva_centrosabia.jpg

O Centro Sabiá é uma organização não governamental baseada nos princípios da agroecologia que promove a agricultura familiar e realiza assessorias em áreas de cultivo em Pernambuco. No site também é possível encontrar registros de suas ações e das feiras agroecológicas organizadas.

bottom of page